O princípio da equalização de oportunidades educacionais com qualidade requer especiais cuidados no planejamento e na administração de recursos do sistema. Portanto, com a utilização das tecnologias na educação, abra-se um leque para acabar com as discriminação entre regiões, redes e escolas mais carentes, visando a compensar as diferenças nas disponibilidades de recursos de insulmos e resultados de aprendizage . Assim, os professores, escolas deverão dar continuidade às políticas, já em curso, de aperfeiçoamento do uso das tecnologias no recinto escolar, e assim, estimular com a introdução dessas novas técnicas a capacitação docente em áreas críticas de baixo desempenho em aprendizagem.
segunda-feira, 30 de agosto de 2010
quarta-feira, 11 de agosto de 2010
O Ensino de História e as Tecnologias
Ensinar história nunca foi tão motivador quanto hoje com tantas tecnologias que poderão dar suporte, como é o caso: do computador, da televisão, do rádio. Pois, a algumas décadas atrás quem se interessava por tal conhecimento, disciplina tinha que ter uma imaginação bastante "fértil" para poder entender sobre as guerras mundiais, as conquistas de novos continentes, dentre outros. Hoje, os educadores têm uma diversidades de ferramentas que podem os auxiliar e ajudar os educandos a terem um melhor entendimento do que era apenas transmitido oralmente outrora. São tantos meios, filmes, músicas, pesquisas na internet que proporciona também ser vistos videos disponibilizados no yotub, dentre tantas outras. Nesse contexto, os educandos buscam sozinhos, deixam de ser apenas meros telespectadores e passam a ser sujeito de ação.
Atualmente, diminuiu-se muito a distância entre professor e aluno, ambos agora trabalham lado a lado, professores com suas experiências estão alí para orientar os educandos, educandos estes que agora vêm algo concreto, deixa de apenas imaginar.O mundo mudou e continua mudando, a história muda constantemente, porque não mudar também as formas de ensinar? As distância foram encurtadas, a tecnologia nos coloca diante do mundo, cabe a cada um enquanto aluno, professor, cidadão no geral, aderir a essa metamorfose que veio para ajudar.
quinta-feira, 5 de agosto de 2010
O Mundo Escolar e o Computador
A tecnologia chegou as escolas, mas muitos professores ainda vêm essa inovação como algo que não dá resultados. Em certo ponto tem-se um fundo de verdade, pois sabemos que as máquinas por si só não fazem nada, não se pode cobrar das mesmas algo que saiu errado ou deixou de ser feita. Porém, cabe aos profissionais da educação começarem de imediato a tomar conhecimento desse mundo, pois os alunos a cada dia sabem algo novo, porque estão inseridos no mundo interconectado, pois compartilham idéias com o mundo todo. E os professores precisam auxiliá-los em certos quesitos para que os mesmos não se sintam perdidos.
Na atualidade escolar, essa tecnologia, sem dúvida, atrai muito mais pessoas do que amedronta como aconteceu quando surgiu, e os poucos que se sentem amedrontados precisam superar para que os educandos também tenham acesso. E uma coisa é óbvia, instrumentos novos são feitos para produzir conhecimentos novos e é isso que o mundo informacional atual exige dos profissionais. Contudo, cabe as instituições escolares se valerem destes instrumentos novos para proporcionarem novos conhecimentos.
quarta-feira, 4 de agosto de 2010
O ensino e a Tecnologia
É TEMPO DE MUDAR
Atualmente, não dá para falarmos em ensino e nem mesmo pensar no mesmo sem o auxílio das ferramentas tecnológicas. Na educação, principalmente, onde os jovens cada vez mais são tomados pelo auge tecnológico. Cabe então, as escolas, professores, enfim, as instituições de ensino estarem se inserindo no mundo tecnológico para promover o ensino aprendizagem de forma que essa geração informacional, tecnológica aprenda de forma mais motivadora.
Assinar:
Postagens (Atom)