quinta-feira, 5 de agosto de 2010

O Mundo Escolar e o Computador

           A tecnologia chegou as escolas, mas  muitos professores ainda vêm essa inovação como algo que não dá resultados. Em certo ponto tem-se um fundo de verdade, pois sabemos que as máquinas por si só não fazem nada, não se pode cobrar das mesmas algo que saiu errado ou deixou de ser feita. Porém, cabe aos profissionais da educação começarem de imediato a tomar conhecimento desse mundo, pois os alunos a cada dia sabem algo novo, porque estão inseridos no mundo interconectado, pois compartilham idéias com o mundo todo. E os professores precisam auxiliá-los em certos quesitos para que os mesmos não se sintam perdidos.
         Na atualidade escolar, essa tecnologia, sem dúvida, atrai muito mais pessoas do que amedronta como aconteceu quando surgiu, e os poucos que se sentem amedrontados precisam superar para que os educandos também tenham acesso. E uma coisa é óbvia, instrumentos novos são feitos para produzir conhecimentos novos e é isso que o mundo informacional atual exige dos profissionais. Contudo, cabe as instituições escolares se valerem destes instrumentos novos para proporcionarem novos conhecimentos

2 comentários:

  1. Olá, conceição.
    Para que a inserção das tecnologias aconteça de fato, faz se necessário que o professor demonstre interesse em participar e construir, através da educação, uma sociedade mais justa e promover nos alunos a consciência necessária para o exercício da plena cidadania. e que tudo possa reverter na construção de saberes.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Conceição
    Ai está o ponto que me intriga."As máquinas por si só não fazem nada." O que tem que ser feito para que os educadores sintam necessidade de inovação?

    Um abraço
    Cida

    ResponderExcluir